Conservação e Restauro: estágio 2008

Ao abrigo do protocolo de colaboração para realização de estágios celebrado entre o Instituto Politécnico de Tomar e o Instituto dos Museus e da Conservação /Museu Nacional de Etnologia terminou, com apresentação pública a 21 de Julho de 2008, o estágio de Cláudia Duarte.

A formação obtida durante este estágio foi muito abrangente, focando vários aspectos relacionados com a gestão do acervo do ponto de vista da Área de Conservação e Restauro, nomeadamente normas de segurança e regras de trabalho no MNE, procedimentos de incorporação de novos objectos, correcta instalação de objectos em reserva (incluindo a criação de suportes adequados), controlo integrado de infestações e diversas outras acções relacionadas com procedimentos de conservação preventiva e tratamentos de conservação.

Para além de assegurar algumas tarefas de rotina relacionadas com o plano de conservação preventiva do MNE este estágio teve dois objectivos principais: o acompanhamento do processo de transferência do acervo do Museu de Arte Popular e o tratamento de conservação de um molim proveniente do mesmo Museu.

No primeiro objectivo Cláudia Duarte agiu como courier, acompanhando os diversos transportes e acções de desinfestação de todo o acervo, assegurando os aspectos práticos necessários para garantir transportes seguros. Já no MNE, Cláudia Duarte, em conjunto com outros colaboradores, procedeu a instalação em reserva de parte do acervo.

Para o segundo objectivo foi seleccionado um objecto em muito mau estado de conservação no qual foi realizado um tratamento de alguma complexidade precedido da elaboração de diagnóstico e de pesquisa sobre conservação de peles etnográficas. A par deste tratamento foram realizados ainda outros, mais simples e de execução mais rápida.

Cláudia Duarte atingiu, e em alguns pontos chegou a ultrapassar, os objectivos propostos para este estágio, estando este entre os melhores estágios curriculares realizados no MNE.

Como conclusão salienta-se que este estágio permitiu uma formação sólida em conservação e restauro apoiada também nos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso que foram sendo complementados e consolidados durante os aspectos práticos das tarefas desenvolvidas.

Cláudia Duarte supervisionando a chegada ao MNE de objectos da colecção de mobiliário provenientes do Museu de Arte Popular

Cláudia Duarte durante uma fase do tratamento de conservação de um molim proveniente do Museu de Arte Popular

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s