Área de Conservação e Restauro: Estágio 2009

Integrado no Proyeto Argo da Fundación para el fomento en Astúrias de la Investigación Científica Aplicada y la Tecnologia, o estágio de Roser Casellas Ribas na Área de Conservação e Restauro do MNE terminou a 29 de Maio de 2009.

Com uma duração de cerca de sete meses e meio este estágio, que se iniciou a 13 de Outubro de 2008, teve desenvolvimento em vários campos de actuação assegurados pela Área de Conservação e Restauro. Para além do aspecto formativo, característica de qualquer estágio deste sector do Museu, que focou aspectos relacionados com a gestão do acervo do ponto de vista da Área de Conservação e Restauro, Roser desenvolveu projectos relacionados com as exposições Exercício de inventário: a propósito de duas doações de olaria portuguesa e Aromas de urze e de lama. Desenhos de Ruth Rosengarten para o livro de João Pina Cabral, onde fez parte da equipa de montagem e assegurou todas as monitorizações e acções de manutenção necessárias.

Foi responsável pelo tratamento de limpeza em 251 objectos das Galerias da Vida Rural e pelo tratamento de 25 objectos noutros contextos que prevêem acções de melhoria do estado de conservação dos objectos. No apoio dado ao estudo de colecções foi responsável pelo tratamento a 6 pulseiras de Timor e nas campanhas de melhoria de condições de reserva procedeu à reinstalação de um vasto conjunto de pulseiras e de um conjunto de máscaras de Angola das quais 6 necessitaram de tratamento de conservação. No âmbito da preparação para o empréstimo de objectos para a exposição Cortejo triunfal com girafas: animais exóticos ao serviço do poder (patente no Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva de 4 de Junho a 28 de Agosto de 2009), foi responsável pelo tratamento de uma pulseira da Costa do Marfim. Este tratamento teve o apoio do Museu Nacional de Arqueologia, onde foi realizado sob orientação de Matthias Tissot.

Em conjunto com Cláudia Duarte coordenou duas oficinas sobre restauro de cerâmica integradas nas comemorações do Dia Internacional dos Museus. Este estágio permitiu a Roser Casellas Ribas obter uma formação mais sólida em conservação e restauro ao desenvolver aspectos relacionados com a gestão do acervo muito apoiados no Plano de conservação preventiva e na interdisciplinaridade.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s