Campanha de limpeza na Exposição Exercício de inventário

A exposição exercício de inventário tem os seus objectos instalados em vitrinas não estanques e que, por isso, permitem alguma entrada de poeiras e sujidade. Há semelhança do que foi feito a 11 de Novembro de 2008 e a 9 de Fevereiro de 2009 procedeu-se, a 14 de Dezembro de 2009, a uma campanha sistemática de limpeza em toda a sala 3.

Normalmente Gorete Azevedo e Vanessa Nunes encarregam-se da limpeza da sala 3 (e de todo o Museu) o que inclui a limpeza do chão e do exterior das vitrinas, mas a manutenção do interior destas necessita da coordenação da Área de Conservação e Restauro. Assim, uma equipa coordenada por Cláudia Duarte da qual fizeram parte Célia Gomes, Joana Amaral, João André, Manuel Araújo, Paulo Maximino e Pedro Augusto foi reunida para esta tarefa.

Tivemos a possibilidade de contar com a presença de Manuel Durão, o colector e doador de uma das colecções representadas na exposição, que fotografou melhor alguns objectos enquanto decorria a campanha de limpeza.

Célia Gomes aproveitou esta campanha para recolher mais informação sobre os objectos que se encontram em exposição e que se relacionam com os centros oleiros de Fazendas de Almeirim e Muge, alvo do estudo que desenvolve actualmente no Museu Nacional de Etnologia.

Esta campanha é também um exemplo de como se podem articular diversas actividades optimizando recursos sem prejuízo da qualidade do trabalho e das necessidades de manutenção das exposições. E isto é parte da vida do Museu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s