Consequências de abalos sísmicos no acervo

No passado dia 17 de Dezembro de 2009, foi registado um sismo de intensidade 6,0 na escala de Richter, ocorrido pelas 01:37 minutos a Oeste -Sudoeste do Cabo de S. Vicente, a 185 km de Faro e a 265 km de Lisboa.

Quando se verificam ocorrências deste cariz a Área de Conservação e Restauro procede a monitorizações às reservas e às salas de exposição com vista a detectar eventuais anomalias tanto no edifício como nos objectos e respectivos suportes. Na vistoria que sucedeu esse incidente verificou-se, nas Galerias da Vida Rural a queda de 5 candeias de azeite e, nas Galerias da Amazónia, o desalinhamento de um toucado. Estas foram anomalias sem gravidade para os objectos em causa.


Para além destas monitorizações, é elaborado um relatório dessas ocorrências, a fim de possibilitar futuras comparações e avaliações de impacto. Com base nesse registo foi possível perceber que um anterior sismo, sentido a 12 de Fevereiro de 2007 às 10h36, provocou danos de maior gravidade, muito embora apresentasse uma intensidade, de 5,8 na escala de Richter, ligeiramente inferior do que este último. Desse sismo em 2007 decorreu a fractura de uma figura antropomórfica (BD.151), tendo sido intervencionada e rectificado o seu suporte, colocando-se cell-aire® na base com vista a evitar o deslizamento da figura.

A avaliar pelos danos deste último sismo, de 2009, conclui-se que essa figura antropomórfica se encontra agora estável.

Tanto as 5 candeias, como o toucado, foram correctamente posicionadas. Não se considerou necessária a alteração do método expositivo das candeias, que são em metal, e por isso pouco susceptíveis a fracturas. No caso do toucado, constituído por delicadas penas de tucano, foi colocada uma tira de cell-aire®, entre este e o seu suporte, com o objectivo de evitar novos deslizamentos.

Fontes consultadas:
http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/
http://www.meteo.pt/pt/sismologia/comunicados/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s