Formação na Área de Conservação e Restauro

A Área da Conservação e Restauro partilha, juntamente com outros sectores deste Museu, o interesse em desenvolver projectos de apoio à formação de novos profissionais.

Nesse sentido foi criado o projecto Trabalhos de Verão, em 2000, e são acolhidos estágios curriculares em Conservação e Restauro desde 2002. Neste último caso foram estabelecidos protocolos de colaboração entre o MNE e o Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Departamento de Arte, Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar.

O objectivo determinado para cada estágio assenta numa base pedagógica bem definida que pretende preparar profissionalmente cada estagiário para o conjunto de actividades do Museu directamente relacionadas com a sua área de interesse.

Neste contexto são desenvolvidas actividades em que se privilegia a integração na equipa de profissionais e colaboradores do MNE e podem ser abordados temas relacionados com:
– a conservação preventiva;
– o apoio a exposições e empréstimos;
– o programa de controlo integrado de infestações;
– a avaliação e a criação de normas do trabalho;
– a avaliação do estado de conservação de objectos e colecções e
– os tratamentos e intervenções necessários em objectos e colecções.

As acções mencionadas servem de base para uma aprendizagem que permita estabelecer comportamentos profissionais segundo a ética específica desta área de trabalho em contexto museológico.

Os Trabalhos de Verão são um projecto de complemento de formação em regime de voluntariado para alunos a frequentar cursos de conservação e restauro. Constituem, para muitos participantes, uma primeira experiência em contexto museológico sendo uma importante ligação entre o mundo académico e o mundo do trabalho.

Para além destes dois eixos de formação há ainda a referir a orientação pontual de técnicos exteriores ao MNE, a realização de acções de formação e o apoio a trabalhos de investigação.

Mais recentemente o MNE e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa assinaram um protocolo de colaboração no âmbito do Mestrado em Museologia e Museografia desta faculdade.

http://picasaweb.google.pt/s/c/bin/slideshow.swf

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s