O encontro de Bárbara Assis Pacheco com as Galerias da Amazónia

Finda a exposição Desenhar para Ver: o encontro de Bárbara Assis Pacheco com as Galerias da Amazónia (17 de Setembro de 2009 a 21 de Março de 2010), nove dos desenhos apresentados, incluindo o que lhe servia de cartaz, foram doados ao MNE pela autora.

São alguns exemplos de mais de uma centena de desenhos produzidos com base num conjunto de objectos escolhidos por Bárbara Assis Pacheco que se encontram expostos nesse sector de reserva do museu. Nas suas palavras:

Quando visitei a reserva da Amazónia fiquei deslumbrada. São peças e mais peças, lindíssimas, e ao mesmo tempo com uma ponta de bizarro que me atraiu logo, feitas com penas às cores, dentes, ossos e carapaças, garras de animais, missangas, entrançados, fibras de palmeiras, barro, etc., e apeteceu-me logo desenhá-las, assim, impulsiva e ingenuamente.”

(Desenhar para Ver: o encontro de Bárbara Assis Pacheco com as Galerias da Amazónia. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia. 2009: 6.)

O seu trabalho decorreu entre os meses de Novembro de 2007 e Janeiro de 2008, resultando esta experiência num ensaio de olhar para os objectos, um meio, entre outros, de os ver. E também por isso alguns destes desenhos passaram a integrar as colecções do museu.

http://picasaweb.google.com/s/c/bin/slideshow.swf

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s