O MNE no MATRIZPIX

A par com o MatrizNet, o IMC desenvolveu um outro sistema de informação para o inventário, gestão e disponibilização online de arquivos fotográficos, o MatrizPix. O seu front-office, ou interface web, permite a pesquisa sobre os fundos e espécimes em suporte digital, a apresentação de exposições virtuais de fotografia, bem como a selecção e pedido de imagens em alta resolução a fornecer pela Divisão de Documentação Fotográfica (DDF) do IMC.

Entre as suas múltiplas funcionalidades, a base de dados do MatrizPIX possibilita o registo pormenorizado do estado de conservação e das intervenções de conservação realizadas, a utilização de imagens para fins de reprodução, investigação, exposição ou publicação (em suportes impressos ou em ambiente digital), bem como a gestão de imagens em contextos de incorporação, depósito ou abatimento ao inventário, bem como dos respectivos direitos de autor.
Os objectos fotografados ou digitalizados pela DDF, não só do MNE mas de todos os museus tutelados pelo IMC, estão a ser gradualmente inseridos nesta base de dados de imagem, que pode ser acedida e consultada aqui.
Neste momento, esta base de dados possui cerca de 1400 imagens recentes, pertencentes ao MNE. Este acervo consiste em fotografias de objectos, fotografias de campo e de exposições.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s