Desinfestação por Anóxia

O Controlo Integrado de Infestações é um conjunto de medidas e procedimentos seguidos no Museu Nacional de Etnologia para impedir o desenvolvimento de insectos ou outros organismos no seu edifício, proporcionando assim menos riscos de infestação no seu acervo.

Estas medidas estão incluídas no Plano de Conservação Preventiva e as suas linhas gerais incluem a monitorização da população de insectos e do estado de conservação das colecções; o tratamento imediato de objectos infestados; a colocação em quarentena de objectos que se suspeita estarem infestados e a desinfestação de incorporações antes da sua entrada nas reservas do Museu.

Normalmente utiliza-se a exposição a baixas temperaturas como método de desinfestação, mas sempre que os objectos são demasiado grandes ou demasiado numerosos utiliza-se a desinfestação por anóxia recorrendo ao Departamento de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação.

Este método consiste na colocação dos objectos a desinfestar no interior de uma bolsa de plástico pouco permeável ao oxigénio e termicamente selada. O oxigénio no interior dessa bolsa é depois substituído por nitrogénio. É necessário ir monitorizando a percentagem de oxigénio no interior, que deve ser inferior a 0,2%, para garantir a eficácia do método. Os objectos são assim mantidos por um período de três a cinco semanas.

Exemplo da câmara de anóxia construída para a desinfestação de um conjunto de instrumentos de carpintaria e marcenaria recentemente doado ao Museu Nacional de Etnologia.


Pormenor do equipamento utilizado para a substituição do oxigénio por azoto no interior da câmara.

Duas larvas de Tinea pellionella encontradas num dos objectos que fazem parte do conjunto proveniente da Amazónia recentemente doado ao Museu Nacional de Etnologia.

Exemplo de coleópteros e uma larva de coleóptero encontrados nos objectos da colecção de marcenaria e carpintaria em Outubro de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s