O Programa Ibermuseos, através da Televisíon Educativa Iberoamericana (TEIb), apresenta o novo episódio da série «Museos de Iberoamérica», que leva o público numa visita pelo Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, Portugal.
No vídeo (aproximadamente de 7 min), imagens do museu enriquecem-se com obras das exposições permanente e temporárias e ilustram a narração da sua história pelo director da instituição, Joaquim Pais de Brito. O antropólogo apresenta a estrutura do espaço criado em 1965, com influências da trajectória portuguesa e dos países colonizados.
O Museu Nacional de Etnologia alberga uma colecção de mais de 40 mil objectos e uma mediateca acessíveis ao público e aos investigadores interessados. “O museu não é de arte, não é de história, não é de tecnologia ou de economia. São artefactos que documentam formas de vida, formas de pensar e forma de organização”, explica o director.
Para além disto, o filme aborda a influência do Museu de Etnologia na cultura local com a exposição do Fado, em 1994. A iniciativa resgatou o estilo musical típico português e, quatro anos mais tarde, originou a criação da Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa, em Lisboa.