VI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA «Futuros Disputados» | Call for Papers

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O próximo congresso da Associação Portuguesa de Antropologia continua o debate sobre os mundos que habitamos, criamos e diferenciamos. O conhecimento das suas pluralidades guia a disciplina há mais de cem anos, em cenários sempre renovados e imprevistos; persiste e levanta novos desafios no quadro contemporâneo de um antropoceno (ou na sua versão mais radical, capitoloceno) indefinido em termos de responsabilidades decisivas sobre o devir colectivo de humanos e não humanos. Enquanto os poderes políticos públicos privilegiam escalas de conhecimento macrossociais reveladas por estatísticas e quadros analíticos normativistas e normalizadores, propomos contrapor e acrescentar o conhecimento que aprendemos com a etnografia e a antropologia, mais próximo da escala da experiência vivida, dando atenção às vozes, corpos, desejos, subjectividades, comunidades, identidades, na ansiedade dos passados, presentes e futuros próximos, perante a incompletude das grandes narrativas ideológicas. Apelamos à contribuição de todos, profissionais, académicos, estudantes, neste amplo debate e reflexão sobre o mundo contemporâneo e os seus possíveis futuros.

CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES | CALL FOR PAPERS

A partir de 27 de Outubro de 2015 está aberta a chamada para propostas de comunicação a integrar nos painéis pré-aprovados e divulgados no site do congresso (http://vicongresso.apantropologia.org/paineis/).

Para submeter uma proposta de comunicação ao congresso os interessados devem consultar a listagem de painéis aprovados para identificarem o painel mais apropriado para a comunicação que irão propor. Devem então dirigir-se diretamente aos coordenadores dos painéis através dos contactos disponibilizados junto da informação detalhada de cada painel (cf. site do congresso).

O envio de propostas deve ter obrigatoriamente a seguinte informação:

  • Nome, filiação institucional e endereço de e-mail do(s) proponente(s);
  • Título da comunicação;
  • Resumo curto (máx. 50 palavras);
  • Resumo longo (máx. 250 palavras).

Cada participante pode apresentar apenas uma comunicação ao congresso, que poderá ser acumulada com: co-autoria de uma segunda comunicação, coordenação ou comentário em painel ou sessão especial.

As propostas de comunicação devem especificar os meios audiovisuais e informáticos necessários para a sua apresentação ao congresso.

O título e os resumos das propostas de comunicação devem ser enviados na língua em que vão ser apresentados ao congresso; deve existir, sempre que possível, uma versão numa segunda língua.

O título, resumos, comunicações e apresentações orais poderão ser feitas em português, castelhano ou inglês. O(s) coordenador(es) de cada painel devem indicar as línguas que poderão ser utilizadas (PT-ES-EN).

Os coordenadores de painéis devem:

– Receber e selecionar as comunicações propostas para o seu painel, tendo em conta que cada painel poderá ter uma ou duas sessões de três a cinco comunicações cada (ou seja, cada painel poderá ter no máximo 10 comunicações e no mínimo 3);

– Solicitar aos autores das comunicações selecionadas toda a informação necessária para a sua participação no congresso (título, resumos, filiação institucional, contactos) sempre que alguma destas informações estiver omissa;

– Pedir informação aos participantes e informar o secretariado do congresso sobre requisitos audiovisuais (colunas, DVD, etc.) e informáticos necessários à apresentação da comunicação;

– Enviar a sua seleção de comunicações para o secretariado do congresso (secretariado@apantropologia.org) até ao dia 10 de Janeiro de 2016;

– Aguardar que a Comissão Científica do congresso aprecie a seleção de comunicações (até dia 17 de Janeiro) para fazer a divulgação da lista definitiva de comunicações aceites (a partir de dia 16 de Janeiro de 2016);

– Informar os autores de comunicações selecionadas que devem cumprir os prazos de inscrição no congresso e respetivo pagamento (mais informações sobre tarifas e prazos: http://vicongresso.apantropologia.org/tarifas-prazos/).

– Organizar o programa final do respetivo painel (ordem de apresentação, distribuição do tempo, moderação, etc.).

O prazo para envio de propostas de comunicação termina no dia 15 de Dezembro de 2015.

CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES

  • As propostas deverão ser enviadas para o correio electrónico dos coordenadores de painel contendo o nome e filiação institucional do(s) proponente(s), o título da comunicação, um resumo curto (50 palavras) e um resumo longo (200 palavras);
  • Cada comunicação poderá ter até dois proponentes;
  • Cada proponente poderá apresentar apenas uma comunicação ao congresso, podendo ser co-autor de uma segunda comunicação.

CALL FOR PAPERS

  • Paper proposals must be sent to the e-mails of the panel coordinators, and must include the name(s) and institutional affiliation(s)  of
  • the proponent(s), the title of the paper, a short abstract (50 words) and a long abstract (200 words).
  • Each paper may have one or two proponents.
  • Each person may present only one paper to the congress, but may also be discussant or panel coordinator.

Quaisquer dúvidas devem ser endereçadas ao secretariado do congresso: secretariado@apantropologia.org