Ciclo de conferências | Entre as coleções e o terreno: Investigações no Museu – IV. O inventário de uma coleção de cerâmica preta: de visita aos seus centros de produção | 25 de novembro, 18h00

Joana-conf

25 de Novembro | 18h00 | Entrada livre

Na quarta sessão deste ciclo de conferências será apresentada, através de uma visita às reservas do Museu, a pesquisa conduzida pela antropóloga Joana Esteves em 2002, quando então procedeu ao inventário, documentação e recolha de novas informações em torno de uma coleção de cerâmica preta portuguesa, doada pelo investigador Werner Tobias. Este trabalho contou com a circunstância privilegiada do contacto com o doador da coleção e contemplou uma revisitação dos locais de proveniência dos objetos no Norte do País. Esta apresentação irá focar-se no caso prático das metodologias e instrumentos de trabalho para o inventário de uma coleção de cerâmica e nos resultados obtidos pelo confronto da mesma com as novas  informações obtidas posteriormente junto dos seus produtores.

Joana Esteves (Lisboa, 1977) é licenciada em Antropologia (ISCTE-IUL, 2001), estagiou no Museu Nacional de Etnologia (2002) na área do estudo de coleções. Realizou o Mestrado em Antropologia Património e Identidades (ISCTE-IUL,2007) e colaborou com a Câmara Municipal de Tavira com vista à criação do Museu da Terra. Teve formação em vídeo (Seminário Video, Museu Nacional de Etnologia, 2002) e realizou diversos videogramas no âmbito da recolha de contéudos e objetos. Trabalha atualmente no Museu Naval da Câmara Municipal de Almada.