SEMANA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA | 23 a 29 de novembro 2015 | Entre o Terreno e o Arquivo: equipamentos de registo etnográfico (1947-1989)

SEMANA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA

23 a 29 de novembro 2015

 Entre o Terreno e o Arquivo: equipamentos de registo etnográfico (1947-1989)

 

Mostra de uma seleção dos equipamentos de registo de som e imagem utilizados pela equipa fundadora do Museu Nacional de Etnologia nas pesquisas realizadas no terreno entre as décadas de 1940 e 1980, em Portugal e África.

Tais equipamentos encontram-se na origem da constituição dos Arquivos Fotográfico, Fílmico e Sonoro do Museu, e da sua utilização em inúmeras campanhas de terreno resultaram alguns dos mais relevantes conjuntos de registos documentais do Património Cultural Imaterial nacional, produzidos a partir de 1947 no âmbito do Centro de Estudos de Etnologia.

Estes equipamentos de registo constituem testemunho da metodologia de investigação desenvolvida pela equipa de Jorge Dias, fundador daquele Centro e do Museu, responsável pela renovação dos estudos antropológicos e da museologia etnológica em Portugal.

A exposição ao público destes equipamentos é realizada pela primeira vez pelo Museu Nacional de Etnologia, no âmbito das celebrações do 50.º Aniversário da sua fundação, assim como no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia.

Local: Hall de entrada do Museu

Duração: de 24 a 30 de novembro

 

semana_tecnologia

One thought on “SEMANA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA | 23 a 29 de novembro 2015 | Entre o Terreno e o Arquivo: equipamentos de registo etnográfico (1947-1989)

  1. Pingback: Semana da Ciência e da Tecnologia Museu Nacional de Etnologia - Oeiras com História

Os comentários estão fechados.