Circulação de Bens

MNCoches

Encontram-se atualmente patentes ao público no Museu Nacional dos Coches, na Exposição Partida da Família Real para o Brasil – 1807, dezanove objetos das coleções do Museu Nacional de Etnologia provenientes de vários grupos indígenas do Brasil.

A Exposição, inaugurada a 29 de novembro de 2017, pretende assinalar os 210 anos do embarque da família real para o Brasil, procurando reconstituir um pouco do ambiente de contraste de culturas que marcou a estadia da Corte Real no Rio de Janeiro entre 1808 e 1821. A Exposição conta com cerca de 80 obras provenientes de várias instituições, nomeadamente do Museu da Marinha, do Museu Nacional de Etnologia, dos Palácios Nacionais de Queluz e da Ajuda, do Museu de Lisboa, do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo de Évora, do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, e da Biblioteca Nacional de Portugal. Participam também com peças cedidas a Sociedade de Geografia de Lisboa, o Museu de História Natural e da Ciência, o Arquivo Histórico-Ultramarino, Biblioteca da Ajuda, e o próprio Museu Nacional dos Coches. A exposição estará patente no Museu Nacional dos Coches até 03 de junho de 2018.

Os referidos objetos cedidos temporariamente para aquela Exposição integram normalmente as coleções acessíveis ao público nas Galerias da Amazónia do Museu Nacional de Etnologia, que poderão ser visitadas mediante marcação prévia junto dos Serviços Educativos do museu (E-mail: visitasguiadas@mnetnologia.dgpc.pt ).

 

 

Mais informações em:

http://museudoscoches.gov.pt/pt/museu/noticias/noticias-detalhe/?c=exposicao-temporaria-partida-da-familia-real-para-o-brasil-1807-2#noticias

 

Link Matriznet para as coleções do Brasil do museu:

http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosListar.aspx?TipoPesq=4&NumPag=1&RegPag=50&Modo=1&Prod=brasil&BaseDados=9&IdAutor=

Anúncios