Santillana Editores, S.A. : Mecenas para a Área de Educação do Museu Nacional de Etnologia no triénio 2018-2020

 

A Editora Santillana constituiu-se recentemente como mecenas da área de educação do Museu Nacional de Etnologia entre 2018 e 2020.

 O apoio concedido pela Santillana tem como objetivo o reforço do programa de mediação cultural vocacionado para a educação para a multiculturalidade que o Museu já desenvolve, concretamente através da implementação de projeto dirigido à educação para a cidadania e luta contra o racismo.

 Este projeto é dirigido à comunidade escolar globalmente considerada, incluindo alunos de diversos níveis de ensino, docentes e encarregados de educação. O projeto resultará, por um lado, na produção de novos recursos pedagógicos sobre peças e coleções do Museu, e, por outro, na realização de um conjunto diversificado de ações educativas e pedagógicas, desenvolvidas especificamente pelo serviço educativo do Museu ou com recurso a colaboradores externos.

 Nos termos do protocolo celebrado entre a Santillana e a Direção-Geral do Património Cultural, todas as ações enquadradas pelo apoio mecenático concedido por esta editora escolar serão desenvolvidas pelo Museu Nacional de Etnologia no triénio 2018-2020.

*          *          *

A Santillana Editores, S.A. desenvolve a sua atividade no mercado editorial português há mais de 25 anos, na área da edição de livros escolares e de recursos didático-pedagógicos, procurando contribuir ativamente para a educação e formação cultural dos jovens.

 *          *          *

 No âmbito da sua missão educativa, o Museu Nacional de Etnologia desenvolve um diverso conjunto de ações de mediação cultural vocacionadas para a educação para a multiculturalidade. Esta oferta educativa compreende atualmente um conjunto de atividades destinadas a promover a acessibilidade ao seu património a públicos muito distintos, incluindo jovens e adultos em risco de exclusão social e cultural. Com este objetivo, o serviço educativo do Museu encontra-se disponível, desde finais de 2016, de quarta-feira a domingo, possibilitando assim a receção a famílias e a grupos organizados ao fim de semana.

 Para além da oferta educativa assegurada em exclusivo com os meios internos do Museu, devem ser destacadas duas ações atualmente em curso desenvolvidas em colaboração com entidades externas. Por um lado, o espectáculo “Cartas do Novo Mundo”, inspirado na Carta de Pêro Vaz de Caminha, peça de teatro, seguida de visita guiada, que se realiza periodicamente num espaço único no país, as Galerias da Amazónia, uma das reservas visitáveis do Museu Nacional de Etnologia. Por outro lado, as “Oficinas de Primavera”, que entre março e junho de 2018 permitirão, no Museu de Arte Popular, a experimentação e aprendizagem de técnicas tradicionais nas áreas de cestaria, fiação, olaria, tecelagem, tinturaria e tapeçaria, com a colaboração de artesãs especializadas.

Museu Nacional de Etnologia

Av. Ilha da Madeira

1400-203 Lisboa

Tel: 213 041 160

Email: geral@mnetnologia.dgpc.pt

Anúncios