Circulação de bens: Exposição “Contar Áfricas!” | Padrão dos Descobrimentos

 

Encontram-se atualmente patentes ao público no Padrão dos Descobrimentos oito objetos das coleções do Museu Nacional de Etnologia – de Moçambique, um cântaro e uma escultura Maconde (n.º inv.: AA.001; AY.022); de Angola, uma escultura Songo, um berimbau e um cesto de adivinhação (n.º inv.: AA.932; AG.557 e AD.445); da Guiné-Bissau, um pano (n.º inv.: AF.306); de Cabo Verde, um pano (n.º inv.: AC.078) e do Brasil, uma prisão para escravos (n.º inv. AP.019) – cedidas para a exposição «Contar Áfricas!».

 

A exposição, inaugurada a 24 de novembro e que poderá ser visitada até ao dia 21 de abril de 2019, resulta de um desafio lançado a dezenas de investigadores e especialistas que escolheram peças e palavras e que com elas desenharam um percurso para conhecer uma África diversa e múltipla. As escolhas são a base do desenho da narrativa museológica e que no seu conjunto pretendem contar a história de uma África plural.

 

A exposição «Contar Áfricas!» tem a coordenação científico-museológica de António Camões Gouveia (NOVA|CHAM) e conta com a participação e colaboração de diversas instituições, associações e investigadores.

 

Mais informações em:

https://www.padraodosdescobrimentos.pt/pt/evento/exposicao-contar-africas/

Anúncios