Homo Faber Guide

HOMO FABER GUIDE

O evento Homo Faber tem lugar, cada dois anos, na Fondazione Giorgio Cini em Veneza, e constitui o grande acontecimento público organizado pela Michelangelo Foundation. Afirma-se como uma importante mostra da melhor da produção artesanal e manufatura europeias, de todas as áreas, abrindo uma oportunidade a centenas de artesãos e designers, de darem a conhecer o seu trabalho a um público especializado, criando assim, possibilidades para o futuro.

O Homo Faber agrupa pessoas e organizações que partilham o objetivo de promover e salvaguardar o património cultural, tangível e intangível, consubstanciado no artesanato de excelência, apresentado na exposição de Veneza.

O Homo Faber Guide, agora acessível ao público, constitui uma plataforma, e também uma aplicação online, que reúne e disponibiliza recursos, o mais abrangentes possível, relacionados com a produção artesanal e as manufaturas europeias de excelência.

A informação está organizada por diferentes temas que revelam, o nível da descoberta, onde se incluem listagens de artesãos, de ateliers e de manufaturas; o nível da visita, onde encontramos os museus, as galerias e as lojas e finalmente o nível da experiência, onde podemos participar num curso, numa visita guiada ou mesmo num evento.

Os países e as cidades também estão presentes no Homo Faber Guide através dos respetivos embaixadores que são instituições e personalidades com atividade consagrada na área do artesanato e do design contemporâneo e que têm como missão apoiar e divulgar as atividades da MFO nos respetivos países e cidades.

É com o maior orgulho que o Museu Nacional de Etnologia integra este importante projeto da Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship.