Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship

 

MICHELANGELO FOUNDATION FOR CREATIVITY AND CRAFTSMANSHIP

O Museu Nacional de Etnologia é membro da Michelangelo Foundation Network.

A Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship, (MFO), é uma organização sem fins lucrativos, que pretende promover a excelência do saber fazer artesanal, e estabelecer uma ligação forte entre artesãos e designers da contemporaneidade.

Tem como missão, entre outros, o desenvolvimento de uma rede de instituições europeias que partilhem valores no que respeita à necessidade urgente de apoiar e promover a utilização das técnicas do artesanato tradicional, na produção de bens de consumo com design contemporâneo e de grande valor acrescentado.

A rede conta com mais de 80 membros, e inclui as principais escolas de artes aplicadas da Europa, grandes museus, assim como, diferentes instituições, que trabalham para salvaguardar a produção artesanal dos respetivos países.

Os membros ajudam a MFO a identificar mestres artesãos e jovens talentos, que possam vir a desempenhar um papel ativo nos projetos promovidos pela fundação. A MFO apoia a atividade dos membros e oferece oportunidades de intercâmbio, fomentando deste modo um sentido de comunidade mais alargado.

A MFO pretende que o publico descubra e valorize a excelência das técnicas de produção tradicionais e deste modo apoiar os artesãos europeus que ainda utilizam esses métodos e conhecimentos ancestrais para fazer objetos com grande valor acrescentado.

Constitui função das instituições culturais representantes dos respetivos países, proteger e perpetuar as tradições artesanais mais emblemáticas dos seus países, através da promoção de programas e iniciativas de sensibilização para este importante património cultural.