International EuroWeb Workshop «Making, Wearing, Displaying: Textiles and the Body» | 3 – 5 Maio 2023

A investigação arqueológica e histórica recente tem vindo a salientar um aspeto que as narrativas antropológicas e etnográficas reconhecem desde há muito: que o(s) corpo(s) jogam um papel crucial na construção, representação e negociação das identidades sociais, culturais e individuais. Teorias em torno da corporalidade ou embodiment – um termo que se converteu numa autêntica palavra-chave nas Ciências Sociais e Humanas – têm aberto caminhos importantes nestes campos de investigação, reorientando a nossa perceção das experiências humanas passadas. 

De facto, têm vindo a emergir novos quadros interpretativos que se afastam dos marcos de referência idealistas anteriores para alicerçar essas experiências na materialidade do corpo humano e nas especificidades do seu engajamento com o mundo à sua volta. A experiência corporal, a prática e o papel dos sentidos têm assumido protagonismo como tópicos de análise de vanguarda, iluminando o papel do corpo como um locus de identidade e uma arena para a negociação tanto da pertença social como dos sentidos específicos do ser. 

Poucas componentes do mundo material das comunidades do passado tiveram uma relação mais íntima com o corpo do que os têxteis. A sua própria produção reflete um conjunto de gestos definidos plenos de significado cultural. Usados como vestimentas, protegeram e abrigaram o corpo dos elementos. Como elementos intrincados, inspiraram também o desenvolvimento de códigos visuais através dos quais projetar mensagens sociais e culturais específicas, que sinalizaram quer a pertença, quer a distinção. 

Os têxteis ocultaram e revelaram, disfarçaram ou enfatizaram, moldaram e restringiram, mapeando sobre o corpo um leque de significados, normas e hábitos sociais e culturais que se encontraram no centro da socialização individual e da construção coletiva da(s) cultura(s). A forma como foram trabalhados – para o descanso e o movimento, para enfatizar certas ações e atributos corporais e ocultar outros, para diferenciar e homogeneizar – teve uma tremenda relevância cultural, dando forma a técnicas do corpo (sensu Mauss) socialmente convencionadas que se esperava que os indivíduos interiorizassem. Neste sentido, contribuíram para a criação de regimes específicos de corporalidade, enquanto se convertiam em verdadeiras peles sociais (sensu Turner) que atuavam como uma interface entre o indivíduo e a sociedade.


O Workshop Internacional EuroWeb «Making, Wearing, Displaying: Textiles and the Body in Pre-Modern Societies» procura explorar diversas experiências corporais dos têxteis e o seu significado sociocultural através de um prisma interdisciplinar. Pretendemos reunir perspetivas históricas, arqueológicas, antropológicas e bioantropológicas para explorar tópicos comuns de interesse e ferramentas teóricas e metodológicas partilhadas que possam implementar-se na investigação presente e futura sobre a relação entre os têxteis e o corpo. 

Desta forma, e baseando-se na investigação e nas descobertas mais recentes, o workshop pretende cobrir este tópico num sentido tão amplo quanto possível, e estruturar-se-á para isso em quatro eixos temáticos principais: 

  1. Pensar Sobre o Corpo: Ferramentas Teóricas das Ciências Sociais, das Humanidades, e Mais Além 
  1. O Corpo Produtor: Capturar os Gestos dos Artesãos/das Artesãs 
  1. Vestir os Têxteis: Visões da Arqueologia, da Iconografia e das Fontes Escritas 
  1. Os Têxteis em Movimento: Dinâmicas do Corpo Vestido 

Para cada um destes eixos temáticos, um painel de oradores convidados discutirá tópicos e linhas de investigação específicos, apresentando aos participantes os conceitos e debates teóricos e metodológicos atuais, e oferecendo casos de estudo estimulantes destinados a alimentar um debate e reflexão coletivos. O programa incluirá igualmente sessões práticas e uma visita às reservas do Museu Nacional de Etnologia. 

O Comité de Organização aspira também a que este debate se abra a outras vozes, tópicos, e casos de estudo, e solicitou por isso a submissão de propostas de apresentações curtas (c. 15 minutos) relacionadas com o âmbito temático do workshop. Os participantes abordarão o tópico da relação entre os têxteis e o corpo nas sociedades pré-modernas de diferentes perspetivas – histórica, arqueológica, antropológica, ou outras – com um forte foco nas abordagens interdisciplinares e em quadros concetuais bem desenvolvidos. 

Quaisquer questões sobre este workshop podem ser enviadas para: workshop.textiles.body@gmail.com 

PROGRAMA | PDF

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Advertisement