Exposição «Lekha Singh. As Mulheres Carregam o Mundo»

Museu Nacional de Etnologia

10 de novembro 2023 a 31 de maio de 2024

A exposição Lekha Singh. As Mulheres Carregam o Mundo dá a conhecer pela primeira vez ao público nacional uma seleção de fotografias produzidas pela artista visual norte-americana Lekha-Singh, revelando-nos o seu olhar e a sua sensibilidade sobre a enorme sobrecarga física que recai ainda na atualidade sobre a mulher em inúmeros locais do planeta. E alertando-nos para o facto de que, não obstante o carácter absolutamente vital das funções que as mulheres desempenham nas esferas familiar e económica, ainda permanecem frequentemente marcadas pela falta de reconhecimento.

Mas a objetiva de Lekha Singh mostra-nos também como as capacidades físicas das mulheres, tradicionalmente valorizadas apenas pela sua dimensão reprodutora mas invisibilizadas ou secundarizadas no que respeita às atividades produtivas, constituem crescente fonte de afirmação e empoderamento em inúmeras sociedades, promovendo também crescentes roturas das barreiras de género.

São estas algumas das questões com que as mulheres que Lekha Singh fotografou na Índia, no Butão, no Japão, em Marrocos, no Quénia, no Ruanda, na Tanzânia, na Namíbia e nos Estados Unidos da América nos interpelam nesta exposição. São questões fundamentais para pensarmos o mundo e as sociedades em que vivemos, mas também para pensarmos o mundo e as sociedades que queremos construir para o futuro e o lugar que as mulheres neles devem ter.

Até ao momento, a obra fotográfica de Lekha Singh foi apresentada em mais de vinte exposições (incluindo na Smithsonian Institution e no Musée de l’Homme), integra as coleções as coleções do The Los Angeles County Museum of Art, do The International Center of Photography e do The Rubin Museum of Art, ambos em Nova Iorque, e tem sido publicada em diversas obras, com destaque para The Other Side of War, Women’s Stories of Survival & Hope. Em 2012 realizou o documentário Beyond Right and Wrong: Stories of Justice and Forgiveness, no qual aborda o papel do perdão em conflitos como os do Ruanda, da Irlanda do Norte e de Israel / Palestina.