«CARTAS DO NOVO MUNDO» Espectáculo nas «Galerias da Amazónia»

PRÓXIMA SESSÃO: 21 de julho, DOMINGO | 16h00

 

Espetáculo nas «Galerias da Amazónia»

Venha participar numa viagem no tempo, nesta peça de teatro realizada nas Reservas Visitáveis do Museu Nacional de Etnologia dedicadas às coleções de alguns povos indígenas da América do Sul.

Baseado nas primeiras descrições das terras do Brasil, realizadas em 1500, o espectáculo «Cartas do Novo Mundo» tem por protagonista Afonso Ribeiro, um desterrado da armada de Pedro Álvares Cabral citado n’ «A Carta» de Pêro Vaz de Caminha. É ele quem nos transmite a perplexidade desse primeiro contacto com os povos indígenas do Brasil, expresso nos comentários sobre a nudez dos índios, os seus adornos, armas, habitações e hábitos alimentares. São essas primeiras revelações que incitam o espectador  à descoberta das «Galerias da Amazónia», levantando questões sobre os artefactos que serão observados na breve visita a este espaço de Reserva, que se seguirá ao espectáculo.

Projeto: Academia de Produtores Culturais em co-produção com Cassefaz

Direção artística: Miguel Abreu

Ator: F. Pedro Oliveira

Informações:

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Avenida Ilha da Madeira; 1400-203 Lisboa

Marcação prévia para servicoeducativo@mnetnologia.dgpc.pt; tel: 213041160.

N.º máximo de participantes: 30.

Anúncios

Incorporação do fundo bibliográfico “Centro de Antropologia Cultural e Social” na Biblioteca do Museu Nacional de Etnologia

No âmbito de protocolo de colaboração estabelecido entre a Universidade de Lisboa e a Direção-Geral do Património Cultural, foi recentemente concretizada a incorporação no Museu Nacional de Etnologia do fundo bibliográfico “Centro de Antropologia Cultural e Social”, que até 2015 se encontrou sob tutela do Instituto de Investigação Científica Tropical.

Reunindo aproximadamente 7.500 volumes, o fundo bibliográfico “Centro de Antropologia Cultural e Social” configurou, até 1993, o mais relevante dos dois fundos que até então constituíam a Biblioteca do museu e reveste-se de particular importância para o Museu Nacional de Etnologia em virtude de ter sido constituído em íntima articulação com algumas das suas principais coleções relativas às culturas não-europeias, designadamente como resultado de aquisições sistemáticas de bibliografia especializada para informação daquelas.

O Museu Nacional de Etnologia expressa publicamente o seu agradecimento e o seu total reconhecimento à Universidade de Lisboa pela possibilidade de integração deste importante acervo bibliográfico na sua Biblioteca, assim como pela inexcedível cooperação demonstrada por todos aqueles que, no âmbito daquela Universidade, participaram neste processo.

O fundo bibliográfico “Centro de Antropologia Cultural e Social” encontra-se já disponível para consulta na Biblioteca do museu e a breve prazo o respetivo catálogo encontra-se-á acessível para pesquisa em linha em http://bibliotecas.patrimoniocultural.pt, em conjunto com os restantes acervos da biblioteca do Museu Nacional de Etnologia.

 

VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia | 4 de junho: 14h00-23h30

No âmbito da colaboração estabelecida com a Associação Portuguesa de Antropologia, a 4 de junho de 2019 terá lugar no Museu Nacional de Etnologia, entre as 14h00 e as 23h30, um conjunto de sessões do VII Congresso da APA, realizado no ano em que a associação assinala o seu 30º aniversário.

Este programa iniciar-se-á pelas 14h00 no auditório do museu com um tributo ao trabalho desenvolvido por Benjamim Pereira na área do filme etnográfico, através da mostra de uma seleção dos filmes que realizou entre as décadas de 1960 e 1970 no âmbito do Centro de Estudos de Etnologia e que integram o arquivo fílmico do Museu Nacional de Etnologia. Seguir-se-á, pelas 16h30, a Sessão de Homenagem aos ex-Presidentes da Direção da APA e, pelas 18h00, terá lugar a inauguração da exposição A/A8 Oito Artistas Oito Olhares Oito Percursos, que se encontrará patente ao público até ao próximo dia 23 de junho. Entre as 21h30 e as 23h30 terá lugar no auditório do museu a exibição dos seguintes filmes etnográficos: The Way of the Shaman Drum, de João Meirinhos (China/UK/ Portugal, 2017, 12’) e Vinho, de André Laranjinha (Portugal, 2017, 57’).

Mais informações em: http://apa2019.apantropologia.org/