«CARTAS DO NOVO MUNDO» Espectáculo nas «Galerias da Amazónia»

Cartas-do-Novo-Mundo

PRÓXIMA SESSÃO: 29 de abril, DOMINGO | 16h00

 

Espetáculo nas «Galerias da Amazónia»

Venha participar numa viagem no tempo, nesta peça de teatro realizada nas Reservas Visitáveis do Museu Nacional de Etnologia dedicadas às coleções de alguns povos indígenas da América do Sul.

Baseado nas primeiras descrições das terras do Brasil, realizadas em 1500, o espectáculo «Cartas do Novo Mundo» tem por protagonista Afonso Ribeiro, um desterrado da armada de Pedro Álvares Cabral citado n’ «A Carta» de Pêro Vaz de Caminha. É ele quem nos transmite a perplexidade desse primeiro contacto com os povos indígenas do Brasil, expresso nos comentários sobre a nudez dos índios, os seus adornos, armas, habitações e hábitos alimentares. São essas primeiras revelações que incitam o espectador  à descoberta das «Galerias da Amazónia», levantando questões sobre os artefactos que serão observados na breve visita a este espaço de Reserva, que se seguirá ao espectáculo.

Projeto: Academia de Produtores Culturais em co-produção com Cassefaz

Direção artística: Miguel Abreu

Ator: F. Pedro Oliveira

Informações:

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Avenida Ilha da Madeira; 1400-203 Lisboa

Marcação prévia para visitasguiadas@mnetnologia.dgpc.pt; tel: 213041160.

N.º máximo de participantes: 30.

Anúncios

Mestrado em Património – Departamento de História da FCSH/UNL

fcsh.jpg

No âmbito de colaboração estabelecida com o Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre março e junho de 2018 decorrerão no Museu Nacional de Etnologia, ao sábado, diversas sessões dos seminários do Mestrado em Património dedicados aos temas “Património Imaterial” e “Escola, Município e Cultura”, a cargo do Professor Doutor António Camões Gouveia. Ao longo do 2.º Semestre, os alunos daquele Mestrado terão assim oportunidade de conhecer em maior profundidade diversas das valências do Museu, com destaque para as Reservas Visitáveis «Galerias da Vida Rural».

Santillana Editores, S.A. : Mecenas para a Área de Educação do Museu Nacional de Etnologia no triénio 2018-2020

 

A Editora Santillana constituiu-se recentemente como mecenas da área de educação do Museu Nacional de Etnologia entre 2018 e 2020.

 O apoio concedido pela Santillana tem como objetivo o reforço do programa de mediação cultural vocacionado para a educação para a multiculturalidade que o Museu já desenvolve, concretamente através da implementação de projeto dirigido à educação para a cidadania e luta contra o racismo.

 Este projeto é dirigido à comunidade escolar globalmente considerada, incluindo alunos de diversos níveis de ensino, docentes e encarregados de educação. O projeto resultará, por um lado, na produção de novos recursos pedagógicos sobre peças e coleções do Museu, e, por outro, na realização de um conjunto diversificado de ações educativas e pedagógicas, desenvolvidas especificamente pelo serviço educativo do Museu ou com recurso a colaboradores externos.

 Nos termos do protocolo celebrado entre a Santillana e a Direção-Geral do Património Cultural, todas as ações enquadradas pelo apoio mecenático concedido por esta editora escolar serão desenvolvidas pelo Museu Nacional de Etnologia no triénio 2018-2020.

*          *          *

A Santillana Editores, S.A. desenvolve a sua atividade no mercado editorial português há mais de 25 anos, na área da edição de livros escolares e de recursos didático-pedagógicos, procurando contribuir ativamente para a educação e formação cultural dos jovens.

 *          *          *

 No âmbito da sua missão educativa, o Museu Nacional de Etnologia desenvolve um diverso conjunto de ações de mediação cultural vocacionadas para a educação para a multiculturalidade. Esta oferta educativa compreende atualmente um conjunto de atividades destinadas a promover a acessibilidade ao seu património a públicos muito distintos, incluindo jovens e adultos em risco de exclusão social e cultural. Com este objetivo, o serviço educativo do Museu encontra-se disponível, desde finais de 2016, de quarta-feira a domingo, possibilitando assim a receção a famílias e a grupos organizados ao fim de semana.

 Para além da oferta educativa assegurada em exclusivo com os meios internos do Museu, devem ser destacadas duas ações atualmente em curso desenvolvidas em colaboração com entidades externas. Por um lado, o espectáculo “Cartas do Novo Mundo”, inspirado na Carta de Pêro Vaz de Caminha, peça de teatro, seguida de visita guiada, que se realiza periodicamente num espaço único no país, as Galerias da Amazónia, uma das reservas visitáveis do Museu Nacional de Etnologia. Por outro lado, as “Oficinas de Primavera”, que entre março e junho de 2018 permitirão, no Museu de Arte Popular, a experimentação e aprendizagem de técnicas tradicionais nas áreas de cestaria, fiação, olaria, tecelagem, tinturaria e tapeçaria, com a colaboração de artesãs especializadas.

Museu Nacional de Etnologia

Av. Ilha da Madeira

1400-203 Lisboa

Tel: 213 041 160

Email: geral@mnetnologia.dgpc.pt

Festival de animação MONSTRINHA | Sessões para Famílias | Inscrições Abertas

Sem Título

Entre 8 e 16 de março terá lugar no Auditório do Museu Nacional de Etnologia a edição de 2018 da MONSTRINHA, componente da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa dirigida ao público infantil e juvenil. A programação da MONSTRINHA no Museu Nacional de Etnologia contempla Sessões para Famílias, a realizar nos dias 10 e 11 de março (sábado e domingo). Os ingressos para estas sessões são adquiridos na bilheteira do Museu Nacional de Etnologia até 15 min. antes de cada sessão e incluem a visita livre às exposições do museu. Informações pelo telefone 213041160/9 ou pelo email servicoeducativo@mnetnologia.dgpc.pt.

Para além destas Sessões para Famílias, nos restantes dias da edição de 2018 da MONSTRINHA (8, 9 e 12 a 16 de março) terão lugar no Auditório do Museu as Sessões para Grupos Escolares, cujas inscrições deverão ser previamente efetuadas através do website http://www.monstrafestival.com.