Dia Internacional dos Museus 2020

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2020 

MUSEUS PARA A IGUALDADE: DIVERSIDADE E INCLUSÃO 

Publicação online do catálogo da Exposição «Lugares Encantados, Espaços de Património»

Neste Dia Internacional dos Museus dedicado ao tema “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão”, o Museu Nacional de Etnologia disponibiliza ao público a edição digital do catálogo da Exposição Lugares Encantados, Espaços de Património, patente ao público até 31 de dezembro de 2022.

Constituindo o culminar de recentes pesquisas de terreno sobre os casos de Sintra, Fátima, Mértola e a Mouraria, desenvolvidas no âmbito do projeto HERA HERILIGION A patrimonialização da religião e a sacralização do património na Europa Contemporânea, a exposição e o seu catálogo revelam-nos não apenas os distintos modos de recurso ao passado mas também como, nos processos de ressignificação do património, este pode constituir-se  como espaço para convivência de distintas visões do mundo, instrumento para conhecimento e entendimento mútuos, enfim, como lugar de superação de diferenças.

Catálogo da Exposição 

Website da exposição

Convite para visita à exposição


De regresso… com Victor Bandeira

No dia em que assinalamos o Dia Internacional dos Museus, este ano dedicado ao tema “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão”, prestamos homenagem a Victor Bandeira, responsável pela recolha de mais de 5.000 objetos para o Museu Nacional de Etnologia.

Do encontro de Victor Bandeira com a equipa fundadora do museu resultaram sucessivas campanhas de constituição de colecções, realizadas entre as décadas de 1960 e 1970, em particular no Brasil, Ásia e África, articuladas pela perspetiva multiculturalista do museu e pela sua missão de valorização, em plano de igualdade, das expressões culturais de povos de todo o mundo.

Para que possa conhecer o percurso de Victor Bandeira, assim como ouvir, na primeira pessoa, as histórias sobre algumas das peças que recolheu para o museu, disponibilizamos o registo vídeo do Encontro «Victor Bandeira. Tantas Vidas numa Vida», aqui realizado a 29 de novembro de 2017, que contou com a participação de Alexandra Lucas Coelho, Raquel Henriques da Silva e Rita Tomé, para além do próprio homenageado, Victor Bandeira.

Vídeo do Encontro «Victor Bandeira. Tantas Vidas numa Vida»

Este Encontro foi realizado no âmbito da exposição temporária «De regresso à Luz. Esculturas orientais em depósito da colecção de Victor Bandeira», e que suscitou a aquisição pela Direção-Geral do Património Cultural, entre 2017 e 2019, das peças aí apresentadas, assim honrando um compromisso inicialmente assumido pelo museu com Victor Bandeira há mais de quatro décadas.

A partir de agora poderá também aceder aqui ao registo vídeo da exposição, realizada entre 2017 e 2018, assim como a edição digital do Roteiro:

Registo vídeo da exposição

Roteiro da exposição


Estamos prontos para vos receber a partir do próximo dia 18 de maio

O Museu Nacional de Etnologia reabre as suas portas para o acolher na próxima segunda-feira, 18 de maio. Para além de se encontrar aberto entre as 10h00 e as 18h00 neste dia, por ocasião da celebração do Dia Internacional dos Museus, o museu manterá o seu normal horário de funcionamento (terça-feira: das 14h00 às 18h00; quarta-feira a domingo: das 10h00 às 18h00). A reabertura do museu é acompanhada de novas medidas, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde e da Direção-Geral do Património Cultural, que visam salvaguardar a segurança de visitantes, funcionários e colaboradores externos.

Os novos procedimentos de acesso incluem o uso obrigatório de máscara, assim como a manutenção de distância de segurança, sendo apenas admitidos pagamentos com cartões de débito ou crédito. A admissão e circulação de visitantes serão realizadas de modo a garantir a taxa de ocupação recomendada para os diferentes espaços, sendo assegurado o reforço da frequência da higienização dos diversos espaços e equipamentos, com vista a salvaguardar a segurança de todos.